agosto 27, 2006

WAPTÉ - exposição coletiva reúne talentos da arte dia 29 de agosto em Ipanema

A 0.21 , Galeria do premiado designer carioca Zanini de Zanine Caldas, selecionados pela segunda vez na bienal internacional de design em Sant-Etienne, na frança, e filho do renomado arquiteto José Zanine Caldas, aposta agora na primeira exposição coletiva em seu espaço, a WAPTÉ, com a participação de jovens artistas contemporâneos no dia 29 de agosto, em Ipanema, com um coquetel ás 19h.

Este encontro WAPTÉ - que na língua xavante quer dizer jovem iniciado para a vida e para o combate, próprio ritual de iniciação dos jovens índios - promoverá o encontro dos artistas Michel Mendes, Gabriel Duran e Ricardo Novaes (pintura), César Casé (desenho), Mariana Golubi e Thais Zylberberg (gravura), Negalê (arte sônica), Daniel Behr e Guilherme Maia (fotografia), nesta exposição, que traduz o melhor do trabalho individual destes jovens artistas em um ritual próprio de iniciação na Galeria 0.21 (Rua Paul Redfern, 32- Ipanema - RJ)

As peças ficarão expostas até o dia 05 de outubro na Galeria 0.21, que se apresenta como uma nova opção de espaço dedicado a arte, com a idéia de ter um espaço aberto a novos projetos e novos artistas, onde todos os envolvidos com o espaço são também artistas, formando, assim, um novo publico de arte e pequenos colecionadores - uma realidade e prazer que atende ao publico de todas as idades e gostos.

WAPTÈ

  • Galeria 0.21 Rua Paul Redfern, 32- Ipanema - RJ - tel: (21) 2249 - 5506
  • Abertura: 29 de agosto de 2006
  • Horário: a partir das 19h

Horários: seg à sex, de 9h às 19h
Duração: de 29 de agosto a 5 de outubro
Entrada franca

Os talentos WAPTÉ

Michel Mendes
Artista plástico, carioca, realizou em agosto de 2005 sua primeira exposição individual, "URGE". No início de 2006 dividiu com Miguel Salgado, do grupo "Flesh Beck Crew", a exposição "2.du.9", no Espaço Piola, em Ipanema. Em Julho, expôs no espaço Brenand com Zanini de Zanine Caldas, participando do projeto "Interferências", no Casashopping, Rio. Também participou das exposições coletivas Universidarte XIV, no Rio de Janeiro e Draw_Drawing Bienale 2006 na The Foundry Gallery, em Londres.

César Casé
Formado em publicidade, aprendeu a arte do desenho com seu pai, Geraldo Casé, diretor artístico, escritor e cartunista. Com Alessandra Silveira Ovidio da Escola de Belas artes de São Paulo estudou pintura. Hoje tem a técnica do Pastel como sua maior especialidade.

Mariana Golubi
Formada em Artes Plásticas, pela UFRJ, teve aulas com Adir Botelho (xilogravura), Marcos Varela (gravura em metal) e Kazou Iha (Litografia). Além de aulas de aquarela, com Lurdes Barreto, e pintura em painéis Acrílico, com Vladimir Machado.
Participou da Exposição Coletiva "Novíssimos", no Instituo Brasil Estados Unidos, e "Pequenos Formatos", SESC.

Thais Zylberberg
Artista plástica formada pela Escola de Belas Artes, UFRJ, e Bacharel em artes Cênicas Cenográfica, trabalhou com artistas como Martha Niklaus (2003) e Cyrico (2003). Atualmente trabalha como assistente de Brígida Baltar, com exposições de foto e video-instalações para a Bienal de São Paulo, Japão, Londres, entre outros.
Em 1999, foi monitora da exposição de Portinari na Casa da Ciência. Participou das Exposições coletivas "Pequenos Formatos" (2001) e "Novíssimos" (2004)e, em gravura, participou de diversas exposições coletivas como Novíssimos 2004, do Instituto Brasil - Estados Unidos.

Negalê
Após 7 anos em retiro na Escandinávia, tendo se apresentado em países tais como: Alemanha, Áustria, Suíça, França, Japão, Rússia, Noruega, Suécia, Inglaterra, Tanzânia e Zanzibar, Fernando Negalê (ex-Afronautas, ex-Planet Hemp), volta ao lar com seu projeto eletrônico: Sociedade dos Brinquedos Mortos, indicado a premio de "world music" na Dinamarca. Neste projeto Negalê toca instrumentos próprios criados com brinquedos quebrados e restos de tecnologia.

Daniel Behr
Fotógrafo, sem formação formal, foi assistente do fotógrafo Luiz Garrido. Atualmente auxilia fotógrafos estrangeiros que realizam trabalhos de publicidade, arte, editorial de moda e foto jornalismo. Seu trabalho pessoal consiste em registrar pessoas em localidades isoladas, como podem ser vistos em suas fotos tiradas no interior do Brasil, Europa, Laos, aldeias indígenas Brasileiras, Camboja, entre outros.

Guilherme Maia
Carioca, encontrou com o mundo fotográfico aos 17 anos, através de seu grande amigo e inspirador, o fotógrafo Wagner Jorge Nogueira, tendo na fotografia a forma de contemplar o mundo e fazer refletir a sua leitura da vida. A fotografia revela as cores do seu caminho e é o alimento de sua alma. Na TV Globo há quinze anos, atualmente trabalha como produtor de novelas, minisséries e linhas de show. Atuou nos bastidores da produção de "HOJE É DIA DE MARIA" e, por isso, teve total acesso a todas as etapas da minissérie, um marco na história da produção audiovisual do Brasil. O resultado são imagens formadas a partir de um jogo de luzes e cores, desvendadas pela sensibilidade e pelo olhar detalhista e penetrante do autor e da sua técnica.

Gabriel Durán
Graduado pela PUC-Rio em desenho industrial, com habilitação em comunicação visual, participou da primeira turma do curso de edição de áudio e imagem para filmes e vídeo na Escola Darcy Ribeiro de Cinema. Seu trabalho se desenvolve tanto no meio áudio visual quanto na criação de peças gráficas.

Ricardo Novaes
Estudou Arquitetura e Comunicação Visual. Designer gráfico, artista plástico, cenógrafo, publicitário e diretor de criação da Ícone Comunicação, desde 1995. Como designer foi premiado com o Índio de Prata do Point-of-Purchase Advertising International pelo Display Amir Klink Body Energy em 2005. Como artista plástico participou da exposição GESSO & OSSO na Villa Riso em 1999, ARTE FUTEBOL na Galeria Gourmet, em 2000, e na mostra multimídia ESTÍMULOS COLETIVOS na Galeria Gourmet em 2002.

Serviço

Zanini de Zanine Caldas e Márcio Lewkowicz, amigos da faculdade de Design da PUC-Rio, sonhavam com a idéia de criar um espaço dedicado à arte, não apenas para servir de showroom dos maravilhoso trabalhos do jovem designer, de apenas 25 anos, Zanini de Zanine, mas um lugar que também pudesse dar oportunidades para novos artistas, voltado ao publico de todas as idades e gostos. Surgiu, dái a Galeria 0.21, que com uma gostosa informalidade transformou em concepção de fácil acesso e entendimento, a idéia de ter um espaço em um lugar aberto para todos.

0.21
Rua Paul Redfern, 32- Ipanema - RJ - tel: (21) 2249 - 5506
Abertura: 29 de agosto de 2006
Horário: a partir das 19h
Entrada franca
Horários: seg à sex, de 9h às 19h
Duração: de 29 de agosto a 5 de outubro

Contato Imprensa

  • Roberta Barley rbarley@uol.com.br
    Produtora Cultural
    Tel/fax: 21 2529-6165
    Cel: 21 9803-7929