Uma trajetória de cores

Exposição "reCORtações" por Marcia Kikuchi

A exposição "reCORtações" da artista plástica Marcia Kikuchi preparada pela Pinacoteca Municipal de São Caetano de Sul com Curadoria de Neusa Scaléa traz 14 trabalhos inéditos e mostra o atual estágio de desenvolvimento de sua obra, essencialmente abstrata. Em seu currículo, uma série de exposições coletivas e individuais, sendo a última a individual na Maison du Brésil em Paris em novembro de 2005, ano oficial do Brasil na França. As telas da artista estarão expostas de 12 de maio a 4 de julho de 2006.

Marcia Kikuchi iniciou sua trajetória trabalhando a cor: inventou e reinventou uma linguagem viva e muito forte. Suas telas monocromáticas mostram um intenso dinamismo advindo de suas intervenções sempre sobre um tema abstrato.

Atualmente vem mostrando pequenas rupturas mas, muito principalmente, um novo olhar mais elaborado e mais curioso. Rasga a tela abrindo janelas, costura, borda, cola e finaliza criando uma nova emoção e uma nova poética.

Alguns trabalhos nos sugerem uma figuração. Ela surge através da costura e da colagem de estreitas tiras e milimétricos quadrados superpostos à pintura. Assim como a grafia tantas vezes ali presente, este é um momento em que podemos identificar sua origem oriental.

Vive um momento de busca com sua nova identidade onde cores, traços, pinceladas e temas buscam construir uma relação de cumplicidade com seu público. Não podemos afirmar para onde este momento irá levá-la: o que estará por trás das janelas que abriu, das tiras pacientemente costuradas, das colagens minuciosamente dispostas sobre a tela e das novas imagens que vem construindo. Mas, sem dúvida, este é um momento de transformações e de promessas que nos fazem adivinhar a artista sensível e talentosa que é.

Formada pela Escola de Belas Artes de São Paulo, seus trabalhos evoluíram a partir do estilo figurativo até atingir o abstrato. Ao contrário dos artistas que transformam as formas da natureza até chegar ao abstrato, a artista optou por um caminho próprio e definido. Uma evolução baseada deliberadamente no uso exclusivo de elementos abstratos como círculos, planos, barras, linhas, etc. Hoje busca a abstração cromática, destacando a cor como essência de seu trabalho.

Exposição "reCORtações" por Marcia Kikuchi
Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul
Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 - Santa Paula
São Caetano do Sul, SP
Vernissage: 11 de maio de 2006, às 19h30
Exposição: 12 de maio a 4 de julho de 2006
Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 18h00 e Sábado das 9h00 às 13h00