Últimos dias para inscrição em Oficina de Vídeo
Informações: 9989-5404 (Tatiana) e 8817-6419 (Geraldo).
Os interessados na "Oficina de Vídeo - Personagens Anônimos" da videomaker Mônica Simões, têm só uma semana para a inscrição que acontece até 22 de outubro (sexta-feira), de 9 às 12 e 14 às 18 horas na recepção do Goethe-Institut/ICBA (Instituto Cultural Brasil Alemanha), Avenida 7 de Setembro, nº1809, Corredor da Vitória (Tel. 337-0120, 337-0121), em Salvador, Bahia. Com vagas limitadas são oferecidas as turmas 01 as segundas e quartas-feiras de 19 às 22 horas, turma 02 terças e quintas de 19 às 22 horas, e turma 03 segundas e quartas das 14 às 17 horas. As aulas começam dia 25 de outubro e terminam em 9 de dezembro. Realização da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Goethe-Institut/ICBA, com apoio da Objetiva - Revelação Digital.
OFICINA de AUTOR
Radicada em São Paulo há quatro anos, onde fez trabalhos para o canal GNT, TV Cultura, TV Escola, além de instalações multimídias, participando da 'Bienal 50 Anos de São Paulo', Mônica volta a Salvador para promover essa Oficina que será o início de outros projetos a realizar na capital baiana. Para Mônica, as palavras de ordem dessa oficina são ousar, experimentar e criar. "O nosso objetivo é possibilitar que o aluno encontre caminhos próprios para a elaboração de um projeto de arte", informa a videomaker.
Exercitar o olhar, buscar novos ângulos para a abordagem de um tema, trabalhar com poucos recursos e alcançar resultados originais, serão tarefas dos participantes. Os alunos trabalharão com pesquisa de imagens fotográficas, documentos e cartas, entre outros itens, vivenciando as etapas da realização de um vídeo. O suporte são câmeras fotográficas, câmeras de vídeo, computador, cópias xerox, entre outros. "É uma oportunidade para ser o autor do roteiro, etapas da produção, gravação interna e externa, até da edição completa e exibição da obra final com direito a um lançamento no Teatro do Goethe-Institut/ICBA", ressalta a diretora Mônica Simões. A "Oficina de Vídeo - Personagens Anônimos" é destinada a artistas visuais e a qualquer pessoa interessada em processos criativos e na arte eletrônica. Estudantes de fotografia, artes plásticas, comunicação, antropologia e cinema, entre outras vertentes do conhecimento e das Artes também são o público-alvo.
ARTISTA MULTIMEIOS
Videomaker, fotógrafa e artista multimídia, Mônica Simões, 49 anos, é baiana de nascimento e reside na cidade de São Paulo. Em Salvador, tem extensa trajetória como fotógrafa, diretora de vídeo-clips de bandas musicais e clips para a TV Bahia. Diretora de documentários e professora universitária de RTVC, Mônica se destacou na última década como artista premiada de instalações multimeios e documentarista com uma abordagem personalizada da vídeoarte, firmando-se cada vez mais no perfil de vídeo-autora.
Promove Oficinas de Vídeo desde 1995, em Salvador e Oficinas de Instalação em São Paulo. No Goethe-Institut/ICBA promoveu oficinas quatro anos seguidos. Fez oficinas para Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Faculdade de Salvador (Facs). Seus alunos ganharam prêmios e muitos são hoje profissionais reconhecidos na área. Em 2001 integrou a Bienal 50 Anos de São Paulo como artista visual com a vídeo-instalação "Tempos de Uma Cidade". A Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Bahia (Abap) já lhe conferiu Prêmios com dois trabalhos, um para o vídeo "Quilombos Urbanos" e cinco para o vídeo "Merlin ou a Terra Deserta", onde transpôs o espetáculo teatral de Carmen Paternostro para a imagem eletrônica. Foi vencedora de editais, premiada no salão de Arte do Museu de Arte Moderna da Bahia e vencedora do Prêmio Copene na categoria de Artes Plásticas, entre outros reconhecimentos profissionais. Seus trabalhos também já integraram programações de mostras e festivais nacionais e internacionais como Vídeo Brasil com os vídeos "Quilombos Urbanos", "Bahia" e "Café com Pão e Manteiga Não", e a exposição Mundão do Sesc/São Paulo com a instalação multimídia "Lambe-Lambe". No Rio Cine Festival participou em edições alternadas com os vídeos "Quilombos Urbanos", "Merlin" e "Eu Sou Neguinha?", este último, integrante da Mostra de Cinema Latino-Americano em Buenos Aires e na Women in América Film and Vídeo Festival em São Francisco, Califórnia, Estado Unidos.
SERVIÇO:
O que: "Oficina de Vídeo - Personagens Anônimos", Coordenação: Mônica Simões, Início: 25 de outubro - Término: 09 de dezembro de 2004, Local: Goethe-Institut/ICBA, Turma 01 - SEG e QUA de 19 às 22 horas, Turma 02 - TER e QUI de 19 às 22 horas, e Turma 03 - SEG e QUA de 14 às 17 horas, Inscrições abertas: Recepção do Goethe-Institut/ICBA (Avenida 7 de Setembro, 1809 - Corredor da Vitória, Salvador Bahia - Tel. 337-0120, 337-0121) de SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, das 9 às 12 e 14 às 18 horas, Informações: 9989-5404 (Tatiana) e 8817-6419 (Geraldo).
