"Surroundings" - press release
Cybèle Varela expõe no MNBA - Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, nas salas Djanira e Goeldi, uma instalação entitulada "Surroundings", de 25 de setembro à 26 de outubro de 2003.
Apresenta fotografias, desenhos, vídeo e reproduções gráficas sobre 3 telas pintadas em acrílico e que são desdobradas em detalhes que se mesclam entre si.
Nasce em Petrópolis (RJ) em 1943 e se revela uma artista bem precoce pois que já aos 16 anos, aí mesmo no MNBA, na então "Sala da Mulher Brasileira", ganhou Mensão Honrosa atravès da Associação dos Artistas Brasileiros.
Nos anos 60 destaca-se no cenário artístico brasileira com suas pinturas e objetos sobre temas urbanos.
Em 1968 parte para Paris com bolsa de estudos do governo francês e depois de 10 anos instala-se em Genebra, Suiça.
Segundo o crítico Frederico Morais, Cybèle Varela é um dos poucos artistas da sua geração que teve carreira e reconhecimento internacional, sem nunca esquecer o Brasil onde, de dois em dois anos, vem retomar o contato, trabalhando em sua casa/atelier em Petrópolis, com exposições no Rio e em São Paulo.
Em 1975 foi a única mulher entre os 30 artistas considerados como os melhores do ano na França, em uma exposição itinerante naquele país, que também reuniu Soulages, Lindstrom, Arman, entre outros.
Em 1987 representou o Brasil no Museu of Modern Art of Latin America, Washington D.C., nume exposição individual. Depois de Portinari é o unico artista brasileiro que teve obra doada oficialmente às Nações Unidas pelo govêrno de nosso país, em 1997.
Apesar de pesquizar com materiais diversos, desde a pintura passando pelo video, entre outros, sempre foi e é uma artista da "imagem". Segundo Pierre Restany, "a pintura de Cybèle Varela nos restitui a realidade pluridimensional do campo significativo".
No texto para o catálogo desta exposição a artista reafirma o que desde o início de sua carreira sentiu e interpretou em suas obras: as multiplas realidades possíveis e um certo "tempo suspenso e indefinido".
Isto pode ser visto nesta sua mostra atual onde se mesclam entre as obras, os espelhos e os expectadores, os personagens do passado e do presente, num contexto onde o percurso do visitante cria, junto aos seus trabalhos, o seu próprio envolvimento.


