SINTOMA - Signos da arte contemporânea, as instalações povoam a nona edição do salão da Bahia 2002.
Aguardadíssimo, um dos principais eventos das artes plásticas locais, para onde se voltam olhares de todas as partes do Brasil, o 9º Salão da Bahia 2002 será aberto hoje à noite, no Museu de Arte Moderna, oportunidade em que serão conhecidos os seis artistas vencedores dos 30 selecionados.
Foram, ao todo, 1.697 inscritos, de cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Londrina, Curitiba, Recife, Brasília e Londrina. Obras instigantes, incompreensíveis ou ameaçadoras, que flertam com o cotidiano, os dramas e as expectativas do homem contemporâneo, integram o conjunto. É a arte conceitual pedindo passagem.
Como era previsto, as instalações dominam o salão, um bom termômetro do que as artes visuais reservam para o futuro. A fotografia marca presença, porém com menos intensidade que em anos anteriores. A pintura foi reduzida a um interesse mínimo. Categorias como Compugrafia e Correspondência chamam a atenção. Desenhos e esculturas também se sobressaem.
Fizeram parte do júri de seleção: o crítico e professor Camillo Osório, os críticos de arte e curadores Denise Mattar e Marcus Lontra, o colecionador e membro do Conselho Curador do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e dos museus de Arte Moderna de Rio de Janeiro e São Paulo, Gilberto Chateaubriand, e o diretor do MAM-BA, Heitor Reis.
A Bahia tem grandes chances de sair prestigiada no anúncio dos ganhadores da nona edição do salão. Foram aprovados trabalhos dos já conhecidos e premiados Ayrson Heráclito, Gaio, Eriel Araújo, Neyde Lantyer, Paulo Pereira e Ieda Oliveira.
Cada um dos 30 artistas escolhidos receberá R$ 1 mil. Aos seis melhores, será entregue o valor de R$ 15 mil para cada um. O júri de premiação contou, mais uma vez, com a participação de Camillo Osório, Gilberto Chateaubriand e Heitor Reis. Juntaram-se a eles, Ricardo Ribemboim e Franklin Pedroso. As inscrições para o 9º Salão da Bahia 2002 foram abertas em junho, e a seleção das obras ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro.
QUANDO: ABERTURA HOJE, ÀS 20 HORAS. VISITAÇÃO ATÉ 2 DE FEVEREIRO DE 2003
ONDE: MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA - SOLAR DO UNHÃO (AVENIDA CONTORNO)
INGRESSO: ENTRADA FRANCA
Fonte: Jornal A Tarde, Caderno 2, 13/12/2002 - Reportagem Simone Ribeiro
