abril 27, 2005

Oficina de Cartum

Calasans Neto expõe seu universo de criação em Pinturas e Gravuras, mostra que será aberta quarta-feira no Centro Cultural Correios
Tema: O Cartum como Forma Diferenciada

O Cartum como Forma Diferenciada é o tema da 2º Oficina Charge e Cartum, que será ministrada pelo o renomado cartunista paulista Maurício Pestana . A oficina acontece no período de 9 a 13 de maio, manhã e tarde no SEBRAE (Aflitos)

A metodologia da oficina abrange um público diversificado, atendendo desde alunos e profissionais da área de comunicação - publicidade, marketing, relações públicas,design, jornalismo e pessoas com interesse neste tipo de arte. Os alunos na teoria e na prática irão aprender várias técnicas como: vestuário; criação; balões; expressão corporal; cenário; motivação de personagem etc. e também como desenvolver e finalizar cartuns artísticos, comerciais e industriais.

O cartunista Maurício Pestana, natural de Santo André (SP), é jornalista, roteirista, publicitário e escritor com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, a exemplo de: Violência Histórica, Racista,eu!?de Jeito Nenhum, O Negro e a Cidadania, Ações Afirmativas este é o Caminho, entre outros. Pestana iniciou seus estudos artísticos na Escola Poliarte de São Paulo, no final da década 70. Em 1980 começou a publicar seus primeiros desenhos.

Descrever as diversas faces das desigualdades sócias e raciais brasileiras tem sido a marca do cartunista Maurício Pestana. Através de sua obra é possível ter a á mais completa radiografia das formas sutis e, às vezes, nem tão sutis, do racismo em nosso país, feito que lhe concedeu reconhecimento internacional.

O Cartum ao longo da história contemporânea brasileira foi instrumento importante de denúncia e de intervenção contra todo tipo de exploração.O primeiro cartunista que se tem notícia no Brasil foi Ângelo Agostinho no final do século passado um profundo lutador no movimento abolicionista, era através dos desenhos, das caricaturas de Ângelo Agostinho que se podia ter uma idéia exata de toda atrociadede que se cometia contra os escravos e de todas as mazelas do império. Foi através dos Jornais da época os famosos (Pasquins) que se denunciava os fatos da época

Através do trabalho de cartunistas como Pestana, a tradição do cartum continua presente na luta pela denuncia e ampliando as reflexões pela cidadania plena, em suma, podemos dizer que na essência o cartum é a arte de fazer refletir. E as armas utilizadas para esta luta são: lápis, papel, tinta e criatividade

SERVIÇO

Oficina
- O Cartum como forma diferenciada

Cartunista facilitador
- Maurício Pestana

Data
- 09 a 13 de maio de 2005

Local
- SEBRAE/ Aflitos

Turnos
- Matutino, Vespertino

Horários
- 8:30 as 11:30
- 14:00 as 17:00

Inscrições
- De 25 de abril a 05 de maio

Vagas limitadas

Contato
- Iara Santos
- Produção e coordenação
- 71 - *3322-4722 - 3346-7412 - *8866-7412
- *E-mail iarasantosleao@ig.com.br
- Site- mauriciopestana.com.br

A Oficina conta com os apoios: Compete, Sebrae, Fapesp, Fac. Administração da UFBA, Governo da Bahia(Secretaria de Ciência e Tecnologia da Inovação) E Fundação Cultural Palmares.