Inauguração da Sala Simone Santana
*** Atenção ***
A abertura da Sala Simone Santana será adiada para o mês de novembro / 2005. Por não haver tempo hábil para o término das reformas, o espaço não vai estar pronto no dia 23/10, como divulgado. A Produção pede desculpas por algum inconveniente causado e espera confirmar uma nova data. A previsão é para o dia 12 de novembro.
Em comemoração aos 23 anos de carreira do ator, diretor e autor de peças teatrais, Gil Santana, e também pelo aniversário de 10 anos do seu teatro, no Rio Vermelho, Salvador irá ganhar mais um espaço cultural: a Sala Simone Santana – em homenagem à sua irmã. Sala anexa ao Teatro Gil Santana, o espaço será aberto às diversas manifestações artísticas. Durante e inauguração Gil fará uma apresentação de um dos seus mais bem sucedidos espetáculos: O Viajante das Almas.
Aproveitando a ocasião, Gil irá lançar o seu mais novo projeto, Talentos Brasileiros, destinado a artistas de qualquer região do país.
De terça a domingo, os artistas poderão apresentar trabalhos nas mais diversas categorias: música, teatro, dança, artes plásticas, vídeo, fotografia, moda e outras. Os beneficiados pelo projeto contarão com o apoio da produção do teatro para a realização do evento, além de ter à sua disposição serviço de bar e a infra-estrutura necessária para viabilização da sua proposta.
Nesse mesmo dia, haverá um sarau dedicado ao amor, para o qual qualquer pessoa interessada poderá se inscrever através do e-mail: talentosbrasileiros@yahoo.com.br ou na recepção do teatro, informando dados pessoais, contatos e uma descrição do que pretende apresentar. A noite de estréia ainda terá a participação do músico Júlio Caldas (MPB e Pop Rock), exposição de camisas das designers Zanza Sandes e Márcia Meneses (grife Wicca), DJ Danilo (Soononmoon), a exposição fotográfica Cores do Norte, do fotográfo Marcelo Reis, que em maio e junho esteve em cartaz no Conjunto Cultural da Caixa, em São Paulo e pré-estréia do vídeo documentário Seu Agá, de Fabrício Jabar, que estréia dia 26 na Sala Walter da Silveira, pelo projeto Quartas Baianas.
Talentos Brasileiros – A mais nova vitrine cultural do país. Aqui, todo artista é convidado a mostrar o que tem de melhor.
Gil Santana?
Um produtor cultural incansável, que resolveu se doar para o teatro ainda adolescente. Um apaixonado pela dramaturgia nelsonrodrigueana, que declarou seu amor a Nelson montando Vestido de Noiva e Álbum de Família. Um artista versátil, que transita entre o universo infantil e o adulto, imprimindo uma característica singular às suas montagens.
Como um transgressor, gosta de ir na contramão e desconstruir as estruturas de um teatro convencional. Intimista, está sempre quebrando a quarta parede e fazendo do público parte do espetáculo, seja através de um olhar ou através de um questionamento que o faça refletir durante a encenação.
Artista instigante e inconstante, caminha sempre na direção do novo, da experimentação, de uma forma que realmente atinja o público, que fale da sua realidade, que o provoque e o faça interagir com o espetáculo. O potencial de Gil para transformar o que já havia sido concebido não se esgota, a cada dia é possível notar a inserção de um novo elemento às suas montagens.
É um dos únicos artistas brasileiros que consegue manter em cartaz quatro espetáculos, numa mesma temporada e, muitas vezes, estreando no mesmo dia. Louco?... Não. Gil é daqueles que se manteve em atividade cultural tão intensa que acumulou, ao longo de sua jornada, um grande número de espetáculos. É desse repertório que o seu teatro se alimenta. Para Gil, esse ciclo é interminável, as montagens saem e voltam a cartaz, trilhando novos rumos a cada interferência do público. Por causa dessa renovação, ele não acredita num espetáculo pronto e, se não pode estar pronto, cada apresentação é uma estréia.
É em meio a toda essa atmosfera, que Gil estende seus tentáculos e expande seu universo de criação, dentro do seu próprio NÚCLEO DE PRODUÇÃO IN-DE-PEN-DEN-TE.
Simone Santana?
Uma aquariana de 39 anos que se tornou uma grande amiga e parceira do seu irmão, Gil Santana. Na vida deles há um ponto de convergência que engloba os momentos mais marcantes de suas vidas. Desde os 16 anos, a atriz trabalha com ele, superando todas as dificuldades de convivência e sobrevivência impostas pelo universo teatral. Embora Simone tenha sacrificado muitos dos seus projetos pessoais para investir em sua carreira, ela se diz satisfeita com a sua trajetória e hoje é feliz com seu filho João Victor, 2 anos, e seu marido.
Simone Santana, que antes de ser atriz, trabalhava como vendedora, pretendia se formar em administração de empresas. Sobre o aprendizado que o teatro lhe proporcionou, ela diz que aprendeu a lidar com as diferenças, se tornou mais desinibida, foi se fortalecendo a cada decepção e descobriu que nada é para sempre. Atores como José Carlos Jr. e Bertho Filho fizeram parte de sua vida, quando o grupo ainda ensaiava no antigo Teatro da Ladeira, em Nazaré.
Quando questionada sobre quem é Simone Santana, ela disse: "Sou uma pessoa muito calma, não me arrependo da escolha que fiz, prezo muito pelo respeito. Sou bastante caseira, adoro trabalhar para crianças, porque a criança representa uma possibilidade de transformação muito concreta. Sou muito intuitiva, e isso advém muito do aguçamento de minha sensibilidade que foi se desenvolvendo através do teatro. Ser atriz me tornou uma mulher de verdade".
- Perfil Gil e Simone Santana, por Arlon Souza.
- Gil Santana:71 9912-7925
- Simone Santana:71 8134-4169
- Arlon Souza/Ass. de Imprensa:71 9945-3203.
- Teatro Gil Santana:
- Rua Almerinda Dutra, 67, Rio Vermelho. Salvador / BA71 3334-7421/3334-7637
