Giardini segreti - Cybèle Varela expõe em Roma

PRESS-RELEASE

Foi inaugurada no dia 20 de março na galeria Candido Portinari, no Palácio Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma, na praça Navona, uma mostra individual da artista plástica Cybèle Varela, intitulada Giardini segreti (Jardins secretos).

Nesta sua primeira individual em Roma a artista fluminense de longa careira internacional, expõe vinte obras realizadas desde o ano 2000. Cybèle que sempre utilizou diversas técnicas desenvolvendo sua pesquisa através da fotografia, vídeo, objetos e instalação, escolheu de expor somente pinturas nesta sua exposição romana.

Através da utilização de imagens que derivam da cultura pop, a artista cria um mundo onírico onde a realidade toma forma no irracional. Entre representação e reconstrução do real, Cybèle questiona a presença da imagem que se apresenta de forma cada vez mais excessiva, projetando o espectador no território do impossível que atravessa o nosso quotidiano.

A artista

Cybèle Varela nasceu em Petrópolis (RJ) e atuou na vanguarda carioca dos anos 60 com grande painéis e objetos, como um dos representantes do tropicalismo brasileiro. Morando na Europa desde 1968, quando foi para Paris, com bolsa de estudos do governo francês, Cybèle participou ativamente do movimento francês da figuração narrativa, recebendo sempre críticas elogiosas dos mais importantes críticos franceses da época como Pierre Restany, Gérald Gassiot Talabot, Jean-Jacques Lévêque, entre outros.

Desde então, Cybèle participou de inúmeras mostras coletivas e realizou varias individuais na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Suíça, Bélgica, Estados Unidos, Japão e Brasil.

Em 1987, representou o Brasil no Art Museum of the Americas em Washington D.C. e em 1997 teve uma de suas obras doada pelo governo brasileiro para as Nações Unidas de Genebra.

Suas obras fazem parte de importantes coleções publicas e privadas, dentre as quais o Centre Georges Pompidou de Paris, o MASP e o MAM de São Paulo, o MAM e o MNBA do Rio, o Art Museum of the Americas de Washington DC e o Musée Cantonal des Beaux-arts de Lausanne, na Suiça.

Suas duas ultimas individuais no Brasil, foram no MNBA do Rio em 2003 e no MAC-USP de São Paulo em 2005.

O catalogo

Por ocasião desta mostra foi publicado pela editora Gangemi de Roma um catálogo bilíngüe italiano/inglês, com texto do crítico italiano Bruno Mantura, reproduzindo todas as obras expostas bem como uma seleção de obras realizadas nos últimos 8 anos.

Exposição Giardini segreti
Artista Cybèle Varela

Abertura 20 de março de 2007
Encerramento 21 de abril de 2007
Local: Galeria Candido Portinari - Palazzo Pamphlij
Embaixada do Brasil
Praça Navona, 10 - 00186 Roma - Itália

Website: www.cybelevarela.com

Imprensa e divulgação:
Arianna Braga - (+ 39) 339 622 4757 - abraga@hotmail.it