Geometricismo

[Pintura Andruchak]

andruchak - arte&cultura; 2008 105x120cm acrilico s eucatex - geometricismo

O geometricismo (geométrico+ismo), vem do geometrismo (geometria+ismo) ou doutrina da redução de tudo a formas e métodos da geometria [1] é uma nomenclatura para denominar uma arte cuja característica principal resume-se em linhas sempre geometrizadas e controladas formando traços onde a excelência das curvas e retas tende à exatidão matemática. A construção e o equilíbrio também são elementos deste estilo e todo o trabalho gráfico é feito a partir de uma avaliação visual das formas. Sendo o primeiro movimento artístico do século XXI, o estilo traz a influência do cubismo e do expressionismo, agora formados com linhas de peso e com o equilíbrio do grafismo e dos traços representando impulso inicial para este novo segmento da arte. É a evolução da arte da pintura. O modernismo contemporâneo do geometricismo, representado por características brasileiras é definido pela primeira vez na obra andruchak - arabesco florido - 2006. Um nova busca que apresenta fortemente a tendência das linhas matemáticas em sua composição. Exemplos como andruchak – Musa – 2007 e Andruchak – Dandara – 2008 mostra a força da composição imagética deste estudo. A partir disso conseguiu-se formatar uma definição do nome para identificar esta linha artística criada por Andruchak. Os elementos do grafismo visual que fazem parte da composição pictórica podem ser ressaltados como:

Construção da forma – geometrização das linhas, retas ou curvas, simulando caminhos matematicamente calculados para a construção dos objetos, sejam eles figurativos ou abstratos. Utilização eventual do “caos” mantendo-se contudo o balanço gráfico da pintura.

Cores emotivas – uso emotivo das cores (matiz, tom e intensidade) procurando criar vibrações de excitação e energia no receptor.

Equilíbrio das formas – inter-relação organizada entre os elementos da cena que estabelecem entre si uma comunicação harmônica. Em outras palavras, é a disposição dos elementos garantindo que o somatório visual (cores, volume, tamanho) dos objetos mantenham a adequação espacial da cena.

Este estudo trata-se de uma inovação de arte com características que abordam o mesmo segmento de trajetória que fizeram surgir outros movimentos na história da arte. Foi inspirado em grandes nomes da arte mundial, porém com uma inovação peculiar do estilo. A forte abordagem da representação pictórica a partir da estilização das formas tem por base as linhas do design gráfico, amplamente inscrita no contexto de nossa época.

A mistura dos traços robustos de Tarsila do Amaral e das cores de Aldemir Martins produzem uma característica de pop arte, mas isso é só o princípio. Uma espécie de cubismo anárquico, mas controlado dos traços, nos leva a um tipo de neocubismo moderno e deixam infinitas possibilidades a serem exploradas.


[1] A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com as suas propriedades. A geometria está apoiada sobre alguns axiomas, postulados, definições, teorema e corolários, sendo que essas afirmações e definições são usadas para demonstrar a validade de cada teorema. A geometria permite-nos o uso dos conceitos elementares para construir objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc. [www.wikipedia.org]

Andruchak