EXPOSIÇÃO "TERNO DAS ALMAS"
A galeria da Aliança Francesa traz a Salvador a exposição "Terno das Almas", da fotógrafa paulista Chris Day, no próximo dia 29 de Março, às 19 horas. A artista mostrará ao público baiano aproximadamente 30 fotos em preto e branco sobre os rituais religiosos denominado "Terno das Almas, da cidade de Igatu, interior da Bahia.
O chamado aos mortos, a Páscoa na Chapada Diamantina (BA) voltou a ser marcada por um lúgubre ritual, recuperado há apenas três anos: o Terno das Almas. A fotógrafa explica, através das imagens, que na vila de Igatu, mulheres são cobertas por lençóis brancos e seguem em silêncio por uma antiga trilha até uma parada onde soa a matraca cujo som, reza a tradição, convida os mortos a participar das orações, entoadas noite afora.
No auge do diamante, no século 19, Igatu tinha nove mil habitantes. Era uma cidade próspera e chegou a ter cinema e comércio de produtos importados. Com o fim do ciclo, esteve perto de desaparecer nos anos 70, que na época teve 150 habitantes e hoje são apenas 400.
O resgate do Terno é um passo importante na reconstrução da identidade local. Chris Day analisou , neste ensaio fotográfico, cada semblante de mulheres simples e batalhadoras, onde a fé supera a dor ser um privilégio, além de ter vivenciado sua caminhada silenciosa, sentindo suas vibrações, seus corações em prece transformou aquele dia numa experiência sublime.
Este é apenas uma pequena demonstração do excelente trabalho que Chris Day vem realizando nos últimos anos. E esta é uma das marcas registradas dos seus trabalhos: a busca por concretizar as emoções dos seus personagens através das fotografias.
Chris Day e suas obras:
Chris Day é paulista, fotógrafa e publicitária. Lançou alguns livros importantes, dentre eles o "11/09", que foi lançado em 2003. No momento da tragédia, Chris Day percebeu a fragilidade, tristeza e desespero das pessoas que sobreviveram àquela tragédia e resolveu capturar as imagens.
Quando entrevistada sobre o que ela sentiu no momento da tragédia, a fotógrafa responde que "a sensação era a de estar vivendo dentro de um filme".
Além destes trabalhos, a artista participou de várias exposições e amostras pelo Brasil, dentre elas estão a Casa Cor São Paulo 2001; Casa Cor São Paulo 2002; Mostra de decoração Babylandia em 2001; Revista Bons Fluidos em 2000; Brentwood Decorações em 2001; Exposição dia dos Pais – Café Terrasse em 2001;
Exposição em São Paulo e Campos do Jordão no Tênis Club em 2001; Rosa Chá na FashinWeek of New York em 2001; Exposição "September 11 th 2001 Porque?" no Senac Santo Amaro, Vila Prudente e Santana em 2002; Exposição e palestra "September 11 th 2001 Porque" na UniFIAM em 2002; "September 11 th 2001 Porque" na Academia Reebok em 2002; Jornal New York Post; Exposição na Ordem Rosacruz loja São Paulo em 2002; Exposição "Paisagem em preto e branco" Espaço Veja SP em Campos do Jordão em 2003; Exposição "450 anos de São Paulo" livraria SPIRO em São Paulo 2004; Palestra semana de comunicação no SENAC nas cidades de Campinas, Rio Claro, Sorocaba, Piracicaba e Limeira em 2004.
A abertura da exposição "Terno das Almas" acontece no próximo dia 29 de Março, às 19 horas, na galeria da Aliança Francesa e estará aberta ao público entre os dias 30 de Março e 01 de Maio, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados, das 8 às 19 horas. Entrada Franca.
EXPOSIÇÃO "TERNO DAS ALMAS"
Artista: Chris Day
Vernissage: dia 29 de Março, às 19 horas, na galeria da Aliança Francesa
Aberta ao público: de 30 de Março à 01 de Maio, de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados, das 8 às 19 horas.
Ingresso: Entrada Franca
