"BOI ARUÁ" / Release

No dia 19 de março próximo as 18:30hs estará sendo exibido no Cinema do Museu o desenho animado "Boi Aruá" totalmente realizado na Bahia com direção de Chico Liberato e roteiro de Alba Liberato.

Baseado em lenda veiculada pela tradição oral e pela literatura de cordel que faz do domínio do boi a demonstração maior de bravura, destreza e poder a serem conquistados pelo vaqueiro nordestino, a história eleva o fazendeiro Tiburcio à categoria de herói, aquele que domina sua arrogância ao enfrentar o maior desafio de sua vida através do confronto com os encantos do Boi Aruá. Integrando a relação dos pouquíssimos longa metragens brasileiros de animação, concluído em 1983 com 25.000 desenhos feitos a mão por uma pequena equipe de desenhistas, seu destino tem sido as instituições dirigidas ao conhecimento da riqueza do acervo cultural brasileiro e suas manifestações populares.

A belíssima trilha sonora, a sinfonia "Sertania", composta pelo maestro Prof. Ernst Widmer, executada pela Orquestra Sinfônica da Ufba. tem na canção "Boi Encantado" de Elomar Figueira sua expressão maior de beleza. Lançado no I FestRio na década de 80 tem tido uma carreira de exibições em festivais no mundo inteiro e cadeias de televisão culturais no Brasil e na Europa, tendo sido agraciado com a láurea de "Referência de Valores Culturais para a Infância e Juventude" pela Unesco. A convite do Reitor da Ufba. Prof. Naomar Monteiro e do Prof. Guido Araujo participa do lançamento da XXX Jornada Internacional de Cinema que contará com a presença do Prof. Sérgio Sanz, diretor do Centro Técnico Áudio Visual do Ministério da Cultura além da equipe realizadora do filme. A entrada será franca no cinema que se localiza no Museu Geológico, no Corredor da Vitória.