Ateliê de Coreógrafos


O Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, projeto que transformará Salvador num grande centro de referência nacional na área da dança, foi lançado em sua segunda edição no últmo dia 23, com uma grande festa no MAM.
O Ateliê de Coreógrafos Brasileiros inicia as atividades de sua segunda edição, colocando Salvador mais uma vez no centro do debate e produção da dança nacional. Realizado pela EP Produções Culturais, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, TIM Maxitel e Bahiagás, através do Fazcultura, o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros vai viabilizar mais uma vez a montagem de cinco espetáculos inéditos de dança contemporânea com a residência em Salvador de coreógrafos de vários estados, além de promover uma série de atividades reflexivas da área em relação ao cenário nacional.
O projeto de formato inovador foi lançado no ano passado em Salvador (Bahia) e teve, já na largada, 33 inscrições de coreógrafos de várias partes do país. Mais de 120 bailarinos concorreram na audição para intérpretes e cerca de 8,5 mil espectadores assistiram aos espetáculos, durante seis dias, no Teatro Castro Alves. Uma das novidades do Ateliê em 2003 será a mostra Solos>35, que valoriza a maturidade dos intérpretes. Serão convidados dois coreógrafos da primeira edição do projeto para criar, cada um, dois solos para dançarinos de no mínimo 35 anos. Segundo a produção do evento, a idéia é privilegiar a experiência e promover uma discussão sobre a longevidade da carreira do bailarino.
A festa de lançamento marcou o início das inscrições para coreógrafos de todo o país, permanecendo abertas até 30 de junho. O Ano II do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros vai acontecer de 17 a 22 de outubro de 2003, com mostra de espetáculos, intervenções coreográficas, exibição de vídeos, workshops, mesas-redondas e palestras. Renomados artistas e profissionais da área voltam a se reunir na capital baiana, que, através do projeto, vem recuperando posição de destaque na cena da dança contemporânea brasileira.

CONTATOS
Eliana Pedroso: 71. 9989-3277
EP Produções Culturais: 71. 330-1574 / 330-1700
Joceval Santana (assessor de imprensa): 71. 9975-8368 / 334-0593
Beto Mettig (assessor de imprensa): 71. 9112-6782 / 331-5498
www.ateliedecoreografos.com.br
