Artes Visuais: cultura e criação
Monografia sobre produção fotográfica contemporânea em meio digital na categoria conceitual
Hoje em dia algumas imagens contemporâneas se tornaram extremamente complexas, difíceis de categorizar e nos mais diversos suportes.
Aos poucos a problematização da cultura, ciências e da informação dos "bios tecnológicos", vem substituindo o modelo "Fordista" da cultura industrial do século XX.


O século XXI é o século das imagens.
Já estamos vivendo a realidade de imagens táteis, imagens que, dentre outras funções, respondem ao movimento do corpo na experiência virtual. Imagens digitais que ganham características particulares, tal como a produção das imagens utilizando: metamorfose, filtros, colagens, anamorfoses, texturas e animações.
A crescente diversificação dos modos de ser das imagens e as novas formas de experiências iniciadas pela tecnologia, apontam para os possíveis questionamentos do "dispositivo imersivo", contribuindo assim para a formação de novos modos de fruição nas "Artes Visuais" e na avaliação de sua importância no mundo contemporâneo.
Na atualidade, a tela do monitor se tornou um suporte privilegiado para as relações interpessoais, embora não seja este seu único encargo.
A geração dos "sou visto, logo existo", é cada vez mais tema de estudo, como por exemplo, a problemática entre o público e o privado. No estudo da "importância do olhar do outro", estão sendo configurados os limites, entre o "público artificial" e o "privado natural".
A presente mostra fotográfica é o produto de minha monografia em "Artes Visuais: cultura e criação". Foi montada para preencher o pré-requisito de estar relacionada à produção fotográfica contemporânea em meio digital na categoria conceitual, como por exemplo: colagem, justaposição e montagem de imagens. Com isto, pretendo confrontar os efeitos da imersão em uma mostra em galeria de arte real, na "Conviv’art", nas dependências da UFRN em Natal, e outra com a imersão em uma mostra em galeria virtual, aqui, na "Expoart".
Participe desta monografia, a complementação do trabalho depende da participação da pesquisa de campo, e os participantes deverão responder as perguntas na caixa de comentários.
Acesse o link www.expoart.com.br/CibeleOliveira para visualizar todas as 12 fotos da mostra virtual, retorne para o Artigos e participe da nossa pesquisa de campo, respondendo o as perguntas abaixo no espaço para comentários.
A sua opinião será fundamental para o sucesso na conclusão da nossa pesquisa.
- Quais foram às obras que te despertaram maior interesse?
- Por quê? Provocaram alguma sensação? Remete-te a alguma experiência pessoal?
- Em sua opinião, a exposição virtual dessas obras, altera a sua percepção?
A mostra presencial será no dia 7 de maio de 2009, às 18h30min no "CENTRO DE CONVIVÊNCIA" da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Considerem-se convidados
