agosto 11, 2004

Salvador sedia grande evento sobre a Arte e a Vida do Negro Brasileiro: um verdadeiro mergulho nas raízes da cultura afro-brasileira

Durante 17 dias, a capital baiana vai sediar um evento do Instituto Negro de Arte, Cultura e Educação, o INAC, com direito a culto ecumênico, exposições, shows, passeio cultural e mesas-redondas para discutir a arte como instrumento de educação e transformação social. Será um verdadeiro festival da cultura negra!

O projeto Cultura Negra através da Arte, em Busca do Memorial do Negro, existe há 14 anos. Desta vez, o evento será aberto com um culto ecumênico na Igreja Rosário dos Pretos (Pelourinho) nesta quinta-feira, dia 12. Os religiosos Tata de Nkisi Mutá Machado, Yalorixá Jaciara de Itapoá, Padre Josival Lemos Barbosa e Nandogi Índia do Bogun darão suas bênçãos ao evento.

O projeto Cultura Negra através da Arte, em Busca do Memorial do Negro tem uma rica programação até o próximo dia 28. O Centro Histórico de Salvador será a sede do aprofundamento dos debates em torno da história e da situação atual dos negros brasileiros. No dia 12, à noite, no teatro Senac-Pelourinho, será aberta a primeira mesa-redonda do projeto, que vai discutir a arte brasileira na construção de uma política educacional de transformação social. Entre os debatedores, estarão os professores Jaime Sodré, Ana Célia da Silva, Vanda Sá, Júlio Braga e Ivete Sacramento. A primeira discussão temática fará uma breve reflexão sobre como a arte de um modo geral é um instrumento de transmissão de conhecimento e traz em si expressões culturais de cada povo e região, mesmo em um país com dimensões continentais como o nosso.

O desdobramento deste projeto cultural no futuro é a criação de uma rede de contatos e parcerias que facilite o acesso dos artistas negros brasileiros ao mercado internacional de arte; a implantação definitiva e expansão das atividades do Memorial do Povo Negro; a implantação de unidades de serviços educativos para alunos afro-descendentes de baixa renda; a abertura e expansão de espaços de produção cultural e artística; dar apoio às expressões culturais das comunidades artísticas e quilombos remanescentes na Bahia e em outros estados, tais como artesanato, festas populares, música e dança.

Além dos debates, durante 16 dias estarão expostas obras de artistas negros brasileiros das mais diversas modalidades artísticas no Centro Cultural dos Correios, no Solar do Ferrão e na galeria do Cepaia. Entre as obras da mostra se destacam as do artista Roberto Osvaldo Griot, curador do projeto.

Entre os eventos, ganham destaque o tributo à Batatinha (Tributo ao Samba), no dia 14/08, na praça Tereza Batista; o passeio de turismo cultural à Boa Morte, no dia 15/08, com saída de Salvador para Cachoeira pela manhã e retorno à noite; caminhada Azoany, do Centro Histórico de Salvador em procissão até a Igreja de São Lázaro, na Federação, pelo dia de Obaluaê, referência espiritual do Projeto Arte Negra. O encerramento, no dia 28/08, contará com shows do Ilê Aiyê, Dane Nascimento, Juriracional Companhia Biko de Artes, entre outros grupos, às 22 h, no Pelourinho.

O quê: Cultura negra através da arte em busca do Memorial do povo negro
Quando: de 12 a 28 de agosto, vários horários
Onde: Centro histórico de Salvador,Bahia
Abertura: 12 de agosto, às 17hs, na Igreja Rosário dos Pretos (Pelourinho)

Fontes
Marina Bonfim (71) 326-7028 / (Secretária Geral do Projeto Arte Negra)
Ari Sena (71) 9938-5616 (Projeto Arte Negra)
Waldo Lumumba (71) 8104-3434 (Projeto Arte Negra)
Assessoria de Imprensa
Core Comunicação: (71) 235-7952 / corecomunicacao@hopper.com.br
Jornalista responsável: Silvana Oliveira (71) 9924-6484 / silvanajornalismo@yahoo.com.br
Adriana Nogueira (71) 9118-7870 / coreadriana@terra.com.br