Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger divulga resultado
O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2005/2006 já tem o nome do vencedor. É o fotógrafo mineiro Rodrigo Albert dos Santos, 31 anos, escolhido pela comissão julgadora formada pelo cineasta e fotógrafo Thomaz Farkas, o professor e artista plástico Renato da Silveira e a fotógrafa e escritora Maria Guimarães Sampaio.
Foram 186 inscritos, de 19 estados brasileiros que estiveram no páreo. Os critérios da premiação foram originalidade, qualidade e valor artístico e cultural. O vencedor irá receber R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) aplicados os descontos e recolhimentos de acordo com a legislação tributária.
Os três jurados indicaram para a premiação final Edvalma Santana, da Bahia; Rodrigo Albert, de Minas Gerais e Thiago Santana, do Ceará. Em seguida os três membros do júri chegaram a conclusão, por unanimidade, de que o prêmio deveria ser concedido a Rodrigo Albert dos Santos.
A comissão considerou ainda que onze fotógrafos: Antonio Luz, de São Paulo; Aristides Alves, da Bahia; Daniel Kfouri, de São Paulo; Fábio Abu-chacra, da
Bahia; Luciano Andrade, da Bahia; Marcos Amend, de Minas Gerais; Mônica Zarattini, de São Paulo; Paulo Pampolim, de São Paulo; Ricardo Labastier, do Distrito Federal; Roosevelt Nina, do Rio de Janeiro e Sílvio Robatto, da Bahia, também devem ser citados pela qualidade dos trabalhos apresentados.
“A decisão final foi tomada depois de muita análise mas, tudo feito através de um trabalho harmônico com três pessoas que pareciam conviver diariamente. Me estimulou a fotografar mais e fotografar projetos pessoais”, declarou Maria Sampaio. Devido ao alto nível dos trabalhos analisados o cineasta Thomaz Farkas considera até injusto premiar um só artista. Foi um trabalho exaustivo mas cheio de coisas boas. Para ele o vencedor traz novidade. “É uma obra bem feita, com muita expressão”, diz.
