Companhia de Teatro O Cidadão de Papel apresenta o espetáculo FOME
Datas: de 17 Agosto até 15 Setembro (Sextas e Sabados)Horário: 19:00hValor: Um quilo de alimento não perecívelLocal: Centro de Cultura de Plataforma (Na praça São Braz)
A Cia de Teatro O Cidadão de Papel propõe montar espetáculos que faça o público refletir sobre qual é a sua "FOME" e como poderá saciá-la. A palavra "fome" é sempre colocada como uma metáfora filosófica, para que o publico se pergunte "eu tenho fome de que?", ou seja, do que é que eu tenho necessidade, o que as pessoas que estão ao meu redor precisam.
Com o uso do Teatro do Absurdo como inspiração a Cia quer trazer de volta aos palcos uma forma de teatro diferente que mexe com o publico fortemente. Assim entraremos em cartaz no Centro de Cultura de Plataforma em parceria com instituições da própria comunidade, cobrando um quilo de alimento que será devolvido para a mesma comunidade. Além do espetáculo o projeto levará uma exposição fotográfica junto com uma exposição de artes plásticas com peças feitas de matérias recicláveis. Que serviu como fonte de pesquisa para o espetáculo.
Espetáculo.
O espetáculo "Fome" foi criado a partir de um processo de pesquisa aprofundada, nos textos do Teatro do Absurdo e em suas temáticas. "Fome" tem em cena dois atores, praticamente a ação se passa no mesmo cenário, um lixão, o lugar da ação e o tempo são indefinidos. Por ser um espetáculo "de situação e não de acontecimento" são usadas imagens ao invés de fatos. Na peça dois meninos estão no lixão que pode ser localizado em qualquer lugar indefinido próximo a alguns prédios, as personagens conversam obsessivamente enquanto procuram saciar sua fome, que por mais que eles comam nunca é suficiente. A procura nos é comunicada por imagens banais, que expõe a necessidade humana de saciar sua "fome" seja ela qual for. O conflito consiste basicamente no prolongamento infinito desta procura. A peça não deixa de ter criticas sociais e de tratar de assuntos como: Fome, Desemprego, Distribuição de Renda, Criança em Situação de Rua, Preconceito Racial dentre outros temas que são sempre abordados pelos espetáculos da companhia. A estrutura da dramaturgia propõe uma viajem ao mundo dos sonhos, uma mistura de ficção e realidade.
O espetáculo conta com uma exposição do fotografo Rafael Martins, com fotos tiradas a partir de uma pesquisa com pessoas em situação de rua, na cidade do Salvador. Situação esta que também é vivida pelos dois personagens do espetáculo. Junto com a exposição fotográfica a artista plástica Mercia Leite, expõe seu trabalho de molduras feitas com jornais e outro matérias reciclados.
Premiações.
O espetáculo "Fome" em 2007 participou do Festival de Teatro de Ipitanga, sendo indicado nas categorias: Melhor espetáculo, melhor direção, melhor autor, melhor atriz, melhor iluminação e melhor trilha sonora. Recebendo os prêmios de: Melhor Direção e Melhor Atriz.
Ficha Técnica.
Autor e Diretor – Leandro Rocha.Preparação de Atores – Marcos Oliveira.Elenco – Luis Falcão e Marli Souza.Figurino – Leandro Rocha e Marli Sousa.Iluminação – Marcos Oliveira.Operador de Luz – Marcos Oliveira.Cenografia – Leandro Rocha, Marcos Oliveira, Marli Souza e Luis Falcão.Pesquisa Musical e Trilha Sonora – Leandro Rocha.Edição Musical – DJ - M.Jay.Operador de Som – Leandro Rocha.Elaboração de Projeto – Leandro Rocha e Marcos Oliveira.Fotografia – Rafael Martins.Design Gráfico – Vinicius Couto.Produção – A Cia O Cidadão de Papel.Contatos: Marcos Oliveira (71) 8868-9483 Leandro Rocha (71) 9903-9227 E–mail:cidadaodepapel@hotmail.com / marcoartess@hotmail.com
