outubro 13, 2004

Visão contemporânea

O novo livro de Sante Scaldaferri, Novas Pinturas, que ainda não tem data de lançamento, retrata a atual fase do artista plástico baiano, que, com a ajuda do computador, continua a abordar a cultura popular da Bahia em suas imagens.

Muitos dos 35 trabalhos que estão no livro foram feitos a partir de fotografias velhas, nas quais Sante colocou sua marca pessoal.

Os ex-votos e as mulheres gordas de formas pouco harmoniosas sofreram influências da computação, mas continuam sendo a marca registrada do baiano.

"O espírito da obra dele continua presente, só mudou a tecnologia", acredita Claudius Portugal, queassina o texto de Novas Pinturas.

"O que impressiona no trabalho dele é perceber que, apesar de ter uma carreira sólida, Sante está sempre pesquisando e se modificando, sendo acionado pelo novo.

A arte de Scaldaferri é um trabalho que não perde, jamais, as raízes. Nasce da literatura de cordel, do misticismo do povo baiano, e renasce dentro de uma perspectiva contemporânea da arte", define Claudius Portugal.

A TARDE On Line
14/10/2004