janeiro 21, 2026

EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL SALVADOR CELEBRA 50 ANOS DE ARTE DE CÉSAR ROMERO

Realizada na Caixa Cultural Salvador em 2016, a exposição aborda os 50 anos de arte do artista plástico César Romero com Curadoria de Mirian de Carvalho e palestra de Jacob Klintowitz. Ocupou os dois andares da instituição.

Mostra expõe obras que retratam a cultura popular nordestina e inclui trabalhos inéditos na Bahia

A CAIXA Cultural Salvador apresenta a exposição “César Romero – 50 Anos: Um Resumo”. Com produção da Expoart, a mostra reúne obras das diversas fases da carreira do artista plástico, fotógrafo e crítico de arte, César Romero. A mostra foi aberta no dia 25 de outubro e as visitas ocorreram do dia 26 de outubro até o dia 27 de novembro de 2016, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

A exposição celebra os 50 anos da trajetória de Romero, trazendo telas, fotografias, gravuras, totens, janelas e desenhos, que apresentam o universo do trabalho autoral do artista. Natural de Feira de Santana-BA, o homenageado tem o Nordeste brasileiro como personagem de sua narrativa e o público poderá conferir obras que retratam a cultura popular nordestina, através de 15 subtemas nos quais o artista estruturou sua produção.

A obra de César Romero revive e valoriza a cultura do Nordeste em suas características, tradições e peculiaridades. A mostra expõe a atmosfera interiorana, igrejas, brinquedos populares, cerâmica, o carnaval, as festas de largo, as festas juninas, o circo, as lendas e a religiosidade do lugar. O artista, que se auto-define como baiano, nordestino, brasileiro e universal, tem na marca cultural do Brasil sua principal referência.

A curadoria da exposição é de Mirian de Carvalho. A noite de abertura contou com a presença do curador e crítico de arte Jacob Klintowitz, que realizou uma palestra para o público.

Crítico e artista premiado:

César Romero de Oliveira Cordeiro estreou no mundo das artes em 1966, aos 16 anos, ainda estudante, com um trabalho vencedor de prêmio na escola onde estudava. De lá para cá, acumula mais de 500 exposições coletivas e 47 individuais, somente em território brasileiro. No exterior, participou de 50 mostras coletivas e expôs individualmente em 12 oportunidades, em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Uruguai e Argentina.

Romero, que está presente no acervo de 48 museus brasileiros, já obteve 44 prêmios de pintura, 5 de fotografia e 4 Salas Especiais. Crítico de arte filiado à Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), recebeu por duas vezes da ABCA, em 2001 e 2007, o Prêmio Mário Pedrosa, como artista de linguagem contemporânea. Em outras duas ocasiões, em 2004 e 2010, recebeu o Prêmio Gonzaga Duque (ABCA), como atuação do ano.

Em 2015, recebeu o Prêmio Destaque Especial ABCA pelos 40 anos nos quais escreveu ininterruptamente na imprensa baiana, um recorde nacional. Seu acervo crítico abarca mais de 130 textos sobre arte brasileira e 12 estrangeiros.

Artes Visuais “César Romero – 50 Anos: Um Resumo”

Período: de 26 de outubro a 27 de novembro 2016 

Horário: das 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador

Produção: Expoart tel. (71) 9 9972 7474