expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: Museu de Arte de São Salvador
Autor: VITOR BORGES
Data: 11/03/2008 17:54
Museu de Arte de São Salvador
(MASSA)


Nós baianos temos importantes museus em Salvador, mas infelizmente essa realidade não abrange as cidades do interior do estado por motivos diversos que não vêm ao caso. A idéia original era a criação de um importante museu de arte contemporânea situado em alguma cidade do interior, que seria beneficiada depois de um sorteio entre as cidades com mais de cem (100) mil habitantes. Porém, como a capital baiana carece de um expressivo museu de arte contemporânea, decidi realizar minha campanha voltada para a cidade de Salvador. Deixo claro que aqui se inicia uma campanha que visa criar um museu de arte contemporânea em Salvador, com arquitetura tão coeva quanto o objetivo.
Nós temos em nossa cidade o MAM (Museu de Arte Moderna), que contêm um acervo significativo da arte moderna e contemporânea de todo o país. É sabido que o MAM da Bahia é um dos mais importantes museus do Brasil, com sua arquitetura história que contrasta charmosamente com as obras do novo milênio. Já temos um belo museu de arte moderna como deu pra perceber, agora, necessitamos de um museu de arte contemporânea, não para competir em importância com o MAM, mas para enriquecer a vida cultural da cidade e do estado.
Uma arquitetura moderna na cidade conhecida pelos patrimônios arquitetônicos antigos seria muito interessante, principalmente quando em seu interior existir obras de grande relevância no cenário contemporâneo. O objetivo desse museu seria abrigar obras e exposições contemporâneas, além de retrospectivas e qualquer outro tipo de exposição que venha a trazer benefícios ao espectador baiano, além da criação de um acervo com obras de significativos artistas do estado.
Seria selecionado justamente o melhor projeto arquitetônico que, com verbas municipais, estaduais e federais, seria erguido em lugar minuciosamente estudado. Outro ponto importante é o nome idealizado para o museu, “MASSA”, que no linguajar baiano significa: Muito bom, interessante, legal, extraordinário, ou seja, o soteropolitano estaria representado até no nome do seu museu. Espero que essa minha simples idéia surta algum tipo de efeito, pois sei que a única forma de atingir esse objetivo é através da manifestação popular. Espero que a classe artística possa se manifestar de alguma forma, mesmo que seja pra dizer que a idéia não passa de uma utopia. Freqüentemente estarei utilizando esse e outros sites para difundir minha idéia, até que alguém se manifeste. Obrigado pela atenção.
Salvador, 11/03/2008

responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.