expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: Repensando o negro e o afro
Autor: José de Oliveira
Data: 07/04/2004 00:00
Gostaria de dar minha contribuição e espero que seja bem-vinda:

Primeiramente devemos repensar a questão de raças, afinal se fala tanto em raça negra, raça branca, será que é correta esta diferenciação. Cientificamente não se pode diferenciar indivíduos de pigmentações diferentes em raças diversas, somente se houver grande diferença estrutural entre ambos, um exemplo disso podemos fazer comparando os outros animais que não os humanos: se você tem um cão pastor de uma cor, não se pode dizer que é de raça diferente do cão pastor vizinho de cor diferente. Se não podemos fazer esta diferença com os animais quanto mais com humanos, de qualquer forma se viermos a diferenciar em raças diferentes pelas variações de toda a estrutura corporal poderíamos ter casos em que pessoas de peles de cor diferente fossem consideradas de mesma raça e pessoas de cores iguais de raças diferentes. Por isso não se justifica a diferenciação de raças pela cor, por isso o racismo deve ser duramente combatido.
Outro ponto importante é a forma como a história dos africanos e afro-descendentes é contada. A África não é uma coisa só, são vários povos, em estágios variados. Houve e houveram povos atrasados na África, assim como houve e houveram avançados, mas nenhum é melhor que o outro e quem tem o poder de definir exatamente quais são esses avanços, afinal tem gente que conhece muito da ciência e, no entanto não tem valor moral algum. Quem são então estes povos atrasados na África? É um erro se ensinar que o africano era mais dócil a escravidão que o indígena americano, por isso serem os africanos mais numerosamente escravizados, fazer isso é ignorar a estrutura da época. Os africanos eram escravizados por africanos, após perderem uma guerra, enquanto o europeu apenas aportava na África, levando escravos para a América. Além disso, a África tem uma história, mas a história de vários povos inclusive povos letrados.
A cultura ocidental reconta toda a história a seu modo, por exemplo, a imagem de Jesus e de Maria. Ambos eram semitas, portanto imaginá-los com pele e olhos bem claros, cabelos claros, ar germânico e até usando trajes europeizados é um absurdo, o Jesus histórico é completamente diferente daquele que nos é retratado. O cristianismo europeu é muito diferente do cristianismo pregado por Jesus e seus discípulos, já que a primeira comunidade cristã pregava para todos os povos, e, além disso, ensinava a amar até inimigos. Como poderia ser justificado então as diferenças raciais? Não poderia. Jesus veio pregar a libertação dos cativos e não a escravização. O que pesou mais na cultura européia não foi o cristianismo, apenas aparente, mas sim as tradições pagãs bárbaras que desfizeram o ensinamento do sábio chamado Jesus.
responder

Assunto: repensando o negro e o afro
Autor: Juliano
Data: 07/04/2004 00:00
Gostei do seu ponto de vista, mas acho que muito mais precisa ser investigado, quanto mais contribuições científicas tivermos sobre o África menos racismo haverá.
responder

Assunto: Repensando o negro e o afro
Autor: Cristina Kelly
Data: 21/05/2004 00:00
Excelente reflexão. Infelizmente a falta de ciência faz das pessoas seres preconceituosos e racistas. A África é um continente riquíssimo e a cultura negra muito tem a nos ensinar. Sou a favor de mais estudos e pesquisas sobre esse povo que enriquece tanto nosso Brasil, para que dessa forma nós brasileiros possamos ter um olhar diferente em relação ao negro, um olhar sem preconceitos, sem superioridade, sem arrogância, mas um olhar de reconhecimento de seus valores tanto culturais como religiosos, percebendo assim, que é possível aceitar o outro sem discriminação.
responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.