expoart
opções >> 
Nova mensagem >> 
Responder mensagem >> 
Voltar para o fórum >> 
Atenção: o fórum é um espaço para comentários e idéias. À Equipe Expoart, se reserva o direito de excluir mensagens que contenham propagandas, ainda que nas assinaturas, conteúdo ofensivo ou que não se adeque ao contexto do site.
fórum >> 
Assunto: Oportunismo e ganância.
Autor: Danilo de Souza Cruz
Data: 30/03/2004 00:00
Nasci em Ribeira do Pombal (nordeste da Bahia) e aos quatro anos, com a transferência do meu pai, fui morar em Andaraí onde fiquei cinco anos e depois em Nova Redenção (cidades da Chapada Diamantina) por mais quatro anos, dando um total de nove anos vividos entre 1983 e 1992, quando cheguei em Salvador.
Vi os últimos suspiros do garimpo, que destruia o rio Paraguaçu e seus afluentes, vi a vitória da natureza e dos ambientalistas com criação do parque nacional, vi também o crescimento e o desenvolvimento da região por conta do ecoturismo e hoje vejo o oportunismo e a ganância de alguns, que sugam dinheiro dos turistas como verdadeiros mercenários e ainda se recusão a investir uma porcentagem desse dinheiro em manuteção e conservação ambiental, sem falar na conscientização das comunidades. Tudo isso só iria trazer benefícios para o meio ambiente.
Perdi completamente o prazer de visitar alguns pontos da Chapada e um deles é a pratinha, localizada em uma fazenda da família de um ex-prefeito de Iraquara. Ao chegar lá o turista, que pode ser você, é abordado e obrigado a pagar uma certa "taxa de manutenção" e se questionado o valor desta taxa ou até mesmo a recusa por parte do turista em pagar, lhe são lançados olhares intimidadores de tal forma que chega constranger. Ele só tem duas opções: pagar ou pagar.
A minha esperança é que um dia algum órgão público venha a fiscalizar o valor, a obrigatoriedade e os fins desta "taxa de manutanção" para assim tornar a visita mais agradável e o local cada vez mais conservado.
Ao visitar a Chapada procure um guia e exija a carteirinha da associação pois, ele vai te orientar ou te levar a lugares maravilhosos onde não se paga um único centavo.
responder

atenção >> 

Este Forum foi criado com objetivo da troca de informações entre os usuários e visitantes do site Expoart. Qualquer problema, dúvida ou conduta não apropriada de algum integrante, envie um e-mail para adm@expoart ou preencha o nosso formulário de contato. As mensagens aqui postadas são de autoria e responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por elas ou seu conteúdo.

Equipe Expoart

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.