expoart
colunistas >> 
Literatura & Cinema >> 
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

Ygas Eloy retrata o Rio Vermelho, dos artistas e das artes, numa Exposição que será mostrada no Palacete das Artes

“Rio Vermelho, dos artistas e das artes” é o nome da exposição que o artista plástico Ygas Eloy abre ao público na terça-feira, dia 07 de maio, no Palacete das Artes. Entre as pinturas apresentadas pelo artista estão: Zélia e Jorge Amado, Dorival Caimmy, Caetano Veloso, Dinha do Acarajé, a Índia Paraguassu e o painel “A Boemia”, uma homenagem aos boêmios do Rio Vermelho. Essa mostra, realizada pelo Palacete das Artes, IPAC e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, é franqueada ao público e fica aberta até o dia 30 de junho na Galeria da Mansarda, no Palacete.

A estética dinâmica de um artista: Ygas Eloy

O nome Ygas Eloy circula há muitos anos entre as diversas manifestações das artes visuais na Bahia. Sua estética se traduz na dinâmica criativa que o movimenta no universo da arte. Seu trabalho como artista plástico pousa em linguagens do cubismo-figurativo, no abstrato, e sua técnica usual é o acrílico sobre tela.

Nascido e criado no bairro do Rio Vermelho, Ygas Eloy considera-se um "felizardo" por sempre ter vivido nessa contínua fonte de inspiração que é o seu bairro, quase um elemento sagrado para ele. Ele acumula uma vasta experiência em atividades artísticas, além de representativo pintor,  é restaurador e cenógrafo. Participou da XVIII Bienal Internacional de São Paulo, em 1979, numa performance plástica sobre o beato Antonio Conselheiro. Em 1992, levou suas pinturas para a ECO92, no Rio de Janeiro, traduzindo nas pinturas suas preocupações ambientais.

Uma das marcas mais significativas do artista foi o seu trabalho de decoração nos carnavais de Salvador.  Foi, também, um dos idealizadores da temática “País do Carnaval”, uma homenagem a Jorge Amado, ao lado de Tati Moreno e Juarez Paraíso e concebeu visualmente o carnaval de vários clubes em nossa cidade: Baiano de Tênis, Iate Clube e Espanhol.

Ygas participou ativamente da criação cenográfica do carnaval de 1995, em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, que completava, neste período, 300 anos de resistência contra a escravidão na história do Brasil. Em 2009, com a vinda do Rodin para a Bahia, e, trabalhando no Palacete das Artes, foi responsável pela coordenação da montagem da Exposição Augusto Rodin – Homem Gênio.  Seguindo sua habilidade, coordenou, também, as montagens na sala contemporânea do Palacete das Artes das exposições de Iberê Camargo, Brasil e Japão, Eckenberger, Caribé, Walter Firmo, Pierre Verger, Jenner Augusto, Frans Krajcberg, Cesar Romero, Guel Silveira, Sante Scadaferri, Bel Borba, Visões do Universo de Luiz Gonzaga – Bené Fonteles e outros.

Sobre seu trabalho plástico, Ygas Eloy define : “A minha pintura é como renascer para mim; a cada pincelada é uma nova vida, ou melhor, uma nova forma de ver o mundo, ver as coisas, e assim, eu faço coisas e significados renascerem”. Seguindo esta linha de inquietação Ygas montou seu trabalho para homenagear o bairro do Rio Vermelho, dos seus artistas e das suas artes, contando com a parceria da amiga, Norma Maria de Souza, produtora, radialista, também criada no Rio Vermelho. 

A exposição de Ygas Eloy fica aberta ao público até o dia 30/06.

SERVIÇO:
O que: exposição do artista plástico Ygas Eloy : " Rio Vermelho dos Artistas e das Artes"
Onde: Palacete das Artes, rua da Graça 284 SSA/BA
Quando: de 7 de maio a 30 de junho de 2013
Realização: Palacete das Artes/ IPAC / Secult/BA
Ass. Comunicação Social
Jorn.: Susana Serravalle
Estagiário: Ricardo Rabello

FONTES:
Murilo Ribeiro : diretor do Palacete das Artes, artista plástico. ( 71 ) 3117-6983/6982


Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.