expoart
colunistas >> 
Literatura & Cinema >> 
  Henrique Wagner
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

A ARTE DEALMANDRADE É TEMA DE EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL SP

Mostradocumenta os 35 anos de arte do artista plástico baiano

Entre os dias 03 de dezembro de 2011 e 26 defevereiro de 2012 estará em exposição na Caixa Cultural SP a mostra“Almandrade - esculturas, objetos, pinturas, desenhos, instalação epoemas visuais”. Esta exposição tem caráter comemorativo e documenta os35 anos de arte do artista plástico Almandrade. A entrada é franca.

Esta exposição é umrecorte do seu trabalho elaborado em mais de três décadas de utilização doobjeto de arte para estimular o pensamento e provocar a reflexão, segundocritério fundamentados na racionalidade, na materialidade e, não por acaso, naeconomia de dados, sem deixar que conceitos sobreponham ao fazer artístico.Almandrade compromete-se com a pesquisa de linguagens artísticas que envolveartes plásticas, poesia e conceitos. No percurso do artista, destaca-se apassagem pelo concretismo e a arte conceitual, nos anos 70, o que contribuiufortemente com a incessante busca de uma linguagem singular, limpa, devocabulário gráfico sintético. De certa forma, um trabalho que sempre sediferenciou da arte produzida na Bahia.

O trabalho de Almandrade, tanto pictóricoquanto linguístico, vem se impondo, ao longo de todos esses anos, como um lugarde reflexão, solitário e à margem do cenário cultural baiano. Depois dosprimeiros ensaios figurativos, no início da década de 70, conquistando umaMenção Honrosa no I Salão Estudantil, em 1972, sua pesquisa plástica seencaminha para o abstracionismo geométrico e para a arte conceitual. Comopoeta, mantém contato com a poesia concreta e o poema/processo, produzindo umasérie de poemas visuais. Com um estudo mais rigoroso do construtivismo e daArte Conceitual, sua arte se desenvolve entre a geometria e o conceito.Desenhos em preto-e-branco, objetos e projetos de instalações, essencialmentecerebrais, calcados num procedimento primoroso de tratar questões práticas e conceituais,marcam a produção deste artista na segunda metade da década de 70.

Redescobre a cor nocomeço dos anos 80 e os trabalhos, quer sejam pinturas ou objetos e esculturas,ganham uma dimensão lúdica, sem perder a coerência e a capacidade de divertircom inteligência.

Um escultor que trabalhacom a cor e com o espaço e um pintor que medita sobre a forma, o traço e a corno plano da tela. A arte de Almandrade dialoga com certas referências damodernidade, reinventando novas leituras.


ALMANDRADE
www.expoart.com.br/almandrade
(Antônio Luiz M.Andrade)

Artista plástico,arquiteto, mestre em desenho urbano e poeta. Participou de várias mostrascoletivas, entre elas: XII, XIII e XVI Bienal de São Paulo; "Em Busca daEssência" - mostra especial da XIX Bienal de São Paulo; IV Salão Nacional;Universo do Futebol (MAM/Rio); Feira Nacional (S.Paulo); II Salão Paulista, IExposição Internacional de Escultura Efêmeras (Fortaleza); I Salão Baiano; IISalão Nacional; Menção honrosa no I Salão Estudantil em 1972. Integroucoletivas de poemas visuais, multimeios e projetos de instalações no Brasil eexterior. Um dos criadores do Grupo de Estudos de Linguagem da Bahia que editoua revista "Semiótica" em 1974. Realizou cerca de vinte exposiçõesindividuais em Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo entre1975 e 1997; escreveu em vários jornais e revistas especializados sobre arte,arquitetura e urbanismo. Prêmios nos concursos de projetos para obras de artesplásticas do Museu de Arte Moderna da Bahia, 1981/82. Prêmio Fundarte no XXXIXSalão de Artes Plásticas de Pernambuco em 1986. Editou os livretos de poesiase/ou trabalhos visuais: "O Sacrifício do Sentido", "Obscuridadesdo Riso", "Poemas", "Suor Noturno" e Arquitetura deAlgodão". Prêmio Copene de cultura e arte, 1997. Tem trabalhos  emvários acervos particulares e públicos, como: Museu de Arte Moderna da Bahia ePinacoteca Municipal de São Paulo.

SERVIÇO:

Exposição: A Arte de Almandrade
Produção: Expoart.com.br
Abertura e visita guiada pelo artista: dia 03 de dezembro, a partir das 11h
Visitação: de 03 de dezembro de 2011 a 26 de fevereiro de2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111– Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitasmediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidadesespeciais
Entrada: franca
Recomendação etária: Livre
Patrocínio: Caixa EconômicaFederal


Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.