expoart
colunistas >> 
Literatura & Cinema >> 
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

Espetáculo Vestir os Nus apresenta texto de Luigi Pirandello em Salvador

Montagem entra em cartaz dia 15 de setembro no Martim Gonçalves com entrada franca

O universo de falsas aparências da sociedade é o tema do espetáculo Vestir os Nus, que estréia em Salvador no dia 15 de setembro. Baseado na rica obra do escritor italiano Luigi Pirandello (1867-1936),  o espetáculo fica em cartaz no Teatro Martim Gonçalves com entrada franca até o dia 25.

Uma mistura de suspense, tragédia e comédia, a história se passa na década de 20, relatando a trajetória da governanta Ersília Drei, uma jovem celebridade que sustenta seu status a partir de uma mentira divulgada nos jornais. Após o repentino sucesso, entretanto, seus algozes do passado retornam para questionar suas mentiras e revelar seu misterioso passado encoberto pela nova identidade.

“Em Vestir os Nus os personagens também querem encobrir os seus atos imorais, para manter as aparências a qualquer custo. Nada mais atual, considerando que hoje vivemos em uma realidade onde o homem vive de falsas aparências, e os valores éticos e morais são ignorados”, afirma a diretora da peça, Isis Barreto.

Além de dramaturgo, Luigi Pirandello foi um renomado escritor italiano, ganhador do prêmio Nobel de Literatura em 1934, com o livro O Falecido Matias Pascoal. Seus textos para o teatro são marcados pela temática da construção da identidade e no jogo de aparências que marcam as relações sociais.

Com cenografia de Rodrigo Frota, a peça investe numa linguagem expressionista, com muitos simbolismos e abstrações, para retratar o ambiente de decadência moral e o jogo de interesses e hipocrisias que compõe as relações dos personagens da trama. Outra inspiração da estética do espetáculo é a moda européia da década de 20, período em que a obra foi escrita.

 

Ficha Técnica
Texto: Luigi Pirandello
Adaptação: Hayaldo Copque
Direção: Isis Barreto
Com: Vera Pessoa, Larissa Raton, Alessandra Sena, Gessé Araújo, Carlos Darze, Lucas Lacerda, Fernanda Beltrão e Elmir Mateus.
Produção: Marcelle Pamponet
Serviço:
Vestir os Nus
De Luigi Pirandello. Adaptação: Hayaldo Copque. Direção Isis Barreto. Com Vera Pessoa, Larissa Raton, Alessandra Sena, Gessé Araújo, Carlos Darze, Lucas Lacerda, Fernanda Beltrão e Elmir Mateus. Narra a história da misteriosa Ersília Drei, uma jovem governanta que se transforma em uma celebridade a custa de uma mentira publicada nos jornais. Em meio à busca de uma nova identidade ela se depara com seus algozes do passado.
Quando: De 15 a 25 de setembro
Local: Teatro Martim Gonçalves (R. Araújo Pinho, s/n, Canela)
Entrada Franca


Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

13/10/2011 17:43:50 - Fora de cartaz
Eu náo entendo por que as peças baianas, determinadas peças, aliás, ficam apenas duas semanas em cartaz... É só para ser indicada ao Braskem? Não há preocupação alguma com o público? Queria ter assistido à peça, porque adoro esse texto do Pirandello - minha tradução é a do Millôr -, mas quando pude ir, a peça foi embora.
Postado por: Henrique Wagner
©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.