expoart
colunistas >> 
Literatura & Cinema >> 
  Henrique Wagner
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

Alimento vale um livro no Dia das Crianças

Instituição beneficiada atende comunidade carente do subúrbio ferroviário

Um Dia das Crianças recheado de muita cultura, diversão e solidariedade. É essa a receita encontrada pela escritora Erika Maciel para apresentar seu livro de estreia, Formikinha, a formiga que gostava de ler (Editora Expoart, 44 páginas), às crianças de Salvador. No Dia 12 de outubro, os pequenos leitores poderão trocar 1 kg de alimento não perecível por um exemplar da publicação, no Supermercado Redemix Masani (Av. Paulo VI, 1932, Pituba), das 8h às 20h. Todo o alimento arrecadado será doado à Associação Grupo Esperança de Periperi – AGEPE.

Em Formikinha, a autora Erika Maciel faz uma viagem até sua infância, na cidade baiana de Alagoinhas, onde seus avós paternos possuíam uma livraria. Lá, Erika, ou Formiga, como era chamada pelo avô, por ser “pequena e agitada”, ou ainda Kinha, como muitos a conhecem até hoje, cresceu em um ambiente cercado de livros e materiais escolares e no qual a leitura era sempre uma aventura muito prazerosa. Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Erika é graduada em Letras Vernáculas com Língua Italiana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Gramática e Texto pela Universidade Salvador (UNIFACS). Nascida em São Paulo, a autora se mudou para a Bahia com cerca de 1 ano de idade.       

Contando a história de um inseto que adorava livros, Formikinha, a formiga que gostava de ler é um estímulo à leitura e passa a bela mensagem da importância dos livros na vida das pessoas. Com bela apresentação em capa dura, o livro conta ainda com passatempos e graciosas e coloridas ilustrações de Paulo Serra. A publicação tem patrocínio da Redemix, FazCultura e Governo do Estado da Bahia.

Lançamento - O lançamento oficial de Formikinha, a formiga que gostava de ler acontece dia 23 de outubro, às 16h, na Escola Joãozinho e Maria, na Pituba. No ato da troca do quilo de alimento pelo livro, no dia 12, as crianças recebem também um convite para o lançamento, que contará com muita animação e lanches para a garotada.

Serviço

Livro: Formikinha, a formiga que gostava de ler (Ed. Expoart. 44p.)
Autora: Erika Maciel
Ação: troca de 1 kg de alimento não perecível pelo livro
Data: 12 de outubro, das 8h às 20h
Local: Supermercado Redemix Masani (Av. Paulo VI, 1932, Pituba)
Lançamento: 23 de outubro, às 16h
Local: Escola Joãozinho e Maria (Rua das Dálias, 505, Pituba)

A AGEPE

A Associação Grupo Esperança de Periperi – AGEPE é uma entidade sem fins lucrativos, que atende à comunidade carente do subúrbio ferroviário desde 1974. Atualmente a instituição possui 250 famílias cadastradas, formadas por crianças, adultos e idosos, que são atendidas durante todo o ano. As famílias beneficiadas não têm nenhuma possibilidade de ganhos e são formadas principalmente por deficientes mentais, deficientes físicos, deficientes visuais e pacientes com tuberculose. Entre as atividades desenvolvidas pela AGEPE estão entrega de cestas básicas, compra de remédios através de receitas médicas, encaminhamento para atendimento médico, aulas de artesanato e distribuição de brinquedos.

Assessoria de imprensa:
Tel.: (71) 9972-7474


Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

10/10/2010 23:03:57 - Resignificação
Bacana, Érica, essa resignificação de uma experiência tão importante em nossas vidas: a iniciação à leitura, de forma criativa, via ficção, e social. Parabéns!
Postado por: fátima santiago
©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.