expoart
colunistas >> 
Literatura & Cinema >> 
Teatro baiano >> 
  Henrique Wagner
Artes Plásticas >> 
Obs: A Expoart apenas publica artigos enviados por seus usuários e colunistas.
O conteúdo dos artigos e as opiniões emitidas pelos seus autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Artigos >> 
[Listar todos os Artigos] [Comentar e Ler Comentários]

Conselho de Cultura homenageia Roland Schaffner

Uma dívida histórica será paga na próxima quarta-feira (20) no Conselho de Cultura da Bahia. Roland Schaffner, ex-diretor do Instituto Cultural Brasil Alemanha (Goethe), será homenageado por sua contribuição, durante os anos 70 e 90, para a livre expressão artística na Bahia. A Sessão Especial acontece às 15h, no auditório Nilda Spencer, na sede do Conselho.

A sugestão de reconhecimento público a Schaffner foi proposta pelo Conselheiro Antonio Godi, com adesão dos demais Conselheiros por unanimidade. “Minha presença cotidiana neste que era, quase que exclusivamente, o único espaço cultural livre que, por força do regime militar, existia na Bahia de então, relacionava-se seja com o fato de integrar, como ator, o Opinião, grupo de teatro residente no ICBA, seja, também, e principalmente, creio, porque ali conseguíamos, muitos, naqueles duros anos, travar contato com múltiplas manifestações e linguagens artísticas, algumas delas absolutamente bloqueadas, em outros espaços, pela rígida censura que então vigorava”, relembra o Conselheiro Paulo Miguez.

A presença de Roland Schaffner já está confirmada. Também estarão presentes à homenagem personalidades como Juarez Paraíso, Mário Cravo Neto, Guido Araújo, Póla Ribeiro e Oscar Dourado. A Sessão contará com apresentação do grupo de percussão da Escola de Música da Ufba, exibição de vídeos-registros e depoimentos dos Conselheiros de Cultura e convidados.


Para comentar, você deve utilizar sua conta do Facebook, Hotmail, Yahoo ou AOL.

©2001 Expoart Serviços Ltda. Todos os direitos reservados.